Bem vindos à Dance Dez!

Dançar é a inspiração da alma e explosão de sentimentos. (Anselmo Miranda)

sábado, 10 de abril de 2010

West Coast Swing


Acredita-se que as origens do WCS está no Lindy Hop. Dean Collins teve influência significativa no desenvolvimento do estilo de swing dançado na Costa Leste dos Estados Unidos. Collins chegou nos arredores de Los Angeles por volta de 1937. Em uma publicação de 1947, Arthur Murray reconheceu que " há centenas de danças regionais no estilo Jitterbug. Cada parte do país parece ter sua própria variação do tema". Uma das instrutoras de Murray, Lauré Haile, documentou o estilo de dança swing como sendo de Los Angeles. Ela nomeou de "Swing do Oeste". Murray tinha usado o mesmo nome "Western Swing" , no final dos anos 30 para uma dança diferente.

Em 1951 Haile publicou suas anotações de dança na forma de um Syllabus, que incluiu Western Swing para o Estúdio de Dança Santa Mônica. Esta dança também foi chamada de "Swing Sofisticado", nos anos 50. Western Swing, Country Boogie e, com um menos público Jump Blues, foram populares na Costa Oeste, através dos anos 40 e entrando nos anos 50, quando eles foram renomeados e divulgados como Rock´n Roll em 1954.Dançarinos dançaram o "Swingier" - forma mais macia e lenta de Jitterbug ao som de Western Swing.

WCS ( ainda conhecido como Western Swing, neste momento) é a base de dança no ensaio de cena de "Hot Rod Gang" (1958). A música era tocada pelos músicos de rockabilly Gene Vincent´s "Dance to the Bop". A música alterna entre seções muito lentas e outras com marcação bem rápida e a alta energia do rockabilly.

O coreógrafo Dick DiAugustine inclui padrões reconhecíveis como a "caminhada da galinha","swing out de posição fechada", etc, junto com caminhadas clássicas femininas, "walk triple step" e "triple step" ao final da sequência. No passo final do segundo triplo, o peso das damas são transferidos para esquerda com o calcanhar direito no chão e os dedos apontados para o alto. Dançarinos também fazem inversões clássicas do Lindy, sem parceira e sem incluir movimentos do WCS.

O nome West Coast Swing foi usado em um pequeno livro de mão pelos professores do Estudio de Dança Arthur Murray nos anos 50, mas os estúdios Murray usaram o termo "Western Swing" em gráficos. O nome West Coast Swing, como o nome da dança conhecida hoje em dia, foi primeiramente utilizada em um anúncio de Skippy Blair, em 1962, mas não foi incorporado nos círculos em voga do swing até os anos 60. Blair deu os créditos a Jim Bannister, editora do jornal Herald American de Downey, por sugerir o nome West Coast Swing. A mudança do nome veio porque ela achou que "nada que fosse "Western" seria realmente bem-vindo na cidade de Downey em 1958".

Wester Swing foi documentado na edição de 1975 da Enciclopédia da dança Social, fazendo uso do Passo Costeiro ao invés do Passo de Âncora. Uma música foi escolhida para esta dança "Comin´on" de Billy Black´s Combo. No final de 1978, o termo "Western Swing" era de uso comum entre Chain e os Estúdios Independentes para descrever "slotted swing". Por volta de 1978, "California Swing" foi também outro nome usado para West Coast Swing, ao mesmo tempo que o estilo era considerado mais "para cima", com sabor contemporâneo. Em 1988, West Coast Swing foi anunciado a Dança oficial do Estado da Califórnia.

No Brasil

No Brasil este ritmo passou a ser estudado e dançado em vários bailes de Dança de Salão. Essa nova forma de dançar ganhou um grande numero de admiradores e até o presente momento alguns poucos Estados brasileiros aderiram. Dentre eles está: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Ceará, Bahia...
... Em Julho de 2009 o West Coast Swing começou a ser ensinado na cidade de Feira de Santana, pelo professor Anselmo dos Santos Miranda, o qual ensinava passos básicos, com o objetivo de formar adeptos do ritmo. Não demorou muito tempo, este começou a ser divulgado através de uma materia no Jornal FOLHA DO ESTADO do dia 20 de agosto de 2009. Nesta matéria, confirma-se o WCS como um novo ritmo apresentado na cidade, pelo professor Anselmo Miranda, o qual, em função de ser Feira de Santana a primeira cidade da Bahia a divulgar este ritmo, tornou-se o pioneiro do mesmo no Estado.

Retirado de:
Dancabh2009.blogspot .com
Jornal Folha do Estado da Bahia - 20/08/2009
EstudioDance10.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário