Bem vindos à Dance Dez!

Dançar é a inspiração da alma e explosão de sentimentos. (Anselmo Miranda)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Merengue



O merengue é a dança nacional dominicana, mas também conhecida em porto rico, Haiti, Venezuela e Colombia, na qual um dos pés marca o tempo e o outro e arrastado no chão. As suas origens são criolas, tendo sido levada pelos escravos da África Austral , para os novos territórios das Américas, a sua primeita referência escrita data do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado or um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nivel coreografico, o merengue apresenta vários passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.

Aparentemente essa última versão é mais próxima da verdade entre 1838 e 1849, a dança chamada "Upa Habanera" (Upa de Havana) fez seu caminho no Caribe sendo bem vinda em Porto Rico. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança quando aportou em solos dominicanos. Permaneceu desconhecida por muitos anos até que o coronel Alfonseca escreveu letras para a nova música. Em 1844, o merengue ainda não era popular, mas em 1850 estava em voga, tirando o lugar antes ocupado pela tumba. Nesta época, os jornais de Santo Domingo iniciaram uma campanha contra o merengue em favor da tumba. A alta sociedade não o aceitava pois as letras eram vugares, decendiam de negros africanos e não tinham carater religioso. Mas aos poucos o merengue foi ganhando espaço.

No começo do século 20, alguns músicos tanvam introduzir o merengue nos salões de bailes, porém ainda encontravam resistência da alta socidade que não aceitava as letras das músicas. Em 1930, Rafael Trujilo usou as músicas em sua campanha presidencial através das rádios. Uma família aristocrática pediu para Luiz Alberti escrever uma letra decente e fez "Compadre pedro Ruan" que não foi só aceita pela sociedade como tornou-se um sucesso. A partir daí, o ritmo tornou-se muito popular e passou a ser dançado em muitos lugares do Caribe e América do Sul.

Atualmente, o merengue, assim como a sua prima salsa, sofreu influências note americanas, como a de grandes bandas. Os instrumentos mudaram, mas o ritmo continua inconfundível. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Merengue

sábado, 10 de abril de 2010

West Coast Swing


Acredita-se que as origens do WCS está no Lindy Hop. Dean Collins teve influência significativa no desenvolvimento do estilo de swing dançado na Costa Leste dos Estados Unidos. Collins chegou nos arredores de Los Angeles por volta de 1937. Em uma publicação de 1947, Arthur Murray reconheceu que " há centenas de danças regionais no estilo Jitterbug. Cada parte do país parece ter sua própria variação do tema". Uma das instrutoras de Murray, Lauré Haile, documentou o estilo de dança swing como sendo de Los Angeles. Ela nomeou de "Swing do Oeste". Murray tinha usado o mesmo nome "Western Swing" , no final dos anos 30 para uma dança diferente.

Em 1951 Haile publicou suas anotações de dança na forma de um Syllabus, que incluiu Western Swing para o Estúdio de Dança Santa Mônica. Esta dança também foi chamada de "Swing Sofisticado", nos anos 50. Western Swing, Country Boogie e, com um menos público Jump Blues, foram populares na Costa Oeste, através dos anos 40 e entrando nos anos 50, quando eles foram renomeados e divulgados como Rock´n Roll em 1954.Dançarinos dançaram o "Swingier" - forma mais macia e lenta de Jitterbug ao som de Western Swing.

WCS ( ainda conhecido como Western Swing, neste momento) é a base de dança no ensaio de cena de "Hot Rod Gang" (1958). A música era tocada pelos músicos de rockabilly Gene Vincent´s "Dance to the Bop". A música alterna entre seções muito lentas e outras com marcação bem rápida e a alta energia do rockabilly.

O coreógrafo Dick DiAugustine inclui padrões reconhecíveis como a "caminhada da galinha","swing out de posição fechada", etc, junto com caminhadas clássicas femininas, "walk triple step" e "triple step" ao final da sequência. No passo final do segundo triplo, o peso das damas são transferidos para esquerda com o calcanhar direito no chão e os dedos apontados para o alto. Dançarinos também fazem inversões clássicas do Lindy, sem parceira e sem incluir movimentos do WCS.

O nome West Coast Swing foi usado em um pequeno livro de mão pelos professores do Estudio de Dança Arthur Murray nos anos 50, mas os estúdios Murray usaram o termo "Western Swing" em gráficos. O nome West Coast Swing, como o nome da dança conhecida hoje em dia, foi primeiramente utilizada em um anúncio de Skippy Blair, em 1962, mas não foi incorporado nos círculos em voga do swing até os anos 60. Blair deu os créditos a Jim Bannister, editora do jornal Herald American de Downey, por sugerir o nome West Coast Swing. A mudança do nome veio porque ela achou que "nada que fosse "Western" seria realmente bem-vindo na cidade de Downey em 1958".

Wester Swing foi documentado na edição de 1975 da Enciclopédia da dança Social, fazendo uso do Passo Costeiro ao invés do Passo de Âncora. Uma música foi escolhida para esta dança "Comin´on" de Billy Black´s Combo. No final de 1978, o termo "Western Swing" era de uso comum entre Chain e os Estúdios Independentes para descrever "slotted swing". Por volta de 1978, "California Swing" foi também outro nome usado para West Coast Swing, ao mesmo tempo que o estilo era considerado mais "para cima", com sabor contemporâneo. Em 1988, West Coast Swing foi anunciado a Dança oficial do Estado da Califórnia.

No Brasil

No Brasil este ritmo passou a ser estudado e dançado em vários bailes de Dança de Salão. Essa nova forma de dançar ganhou um grande numero de admiradores e até o presente momento alguns poucos Estados brasileiros aderiram. Dentre eles está: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Ceará, Bahia...
... Em Julho de 2009 o West Coast Swing começou a ser ensinado na cidade de Feira de Santana, pelo professor Anselmo dos Santos Miranda, o qual ensinava passos básicos, com o objetivo de formar adeptos do ritmo. Não demorou muito tempo, este começou a ser divulgado através de uma materia no Jornal FOLHA DO ESTADO do dia 20 de agosto de 2009. Nesta matéria, confirma-se o WCS como um novo ritmo apresentado na cidade, pelo professor Anselmo Miranda, o qual, em função de ser Feira de Santana a primeira cidade da Bahia a divulgar este ritmo, tornou-se o pioneiro do mesmo no Estado.

Retirado de:
Dancabh2009.blogspot .com
Jornal Folha do Estado da Bahia - 20/08/2009
EstudioDance10.blogspot.com

Tango


O tango nasce no final do século XIX, numa mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires, associado a bordéis e cabarés.

No início, o tango em público era apenas dançado por homens. Como a população imigrante era essencialmente masculina, só as prostitutas aceitavam dançar este tipo de música, mas, enquanto dança, não se circunscreveu às zonas pobres e bairros dos subúrbios.
Estendeu-se também aos bairros mais ricos e passou a ser aceite na alta sociedade, principalmente depois da dança alcançar sucesso na Europa, e particularmente em Paris.
A melodia fazia-se com recurso ao violino e violão e, numa fase inicial, também com flauta que foi mais tarde substituída pelo bandoneón (espécie de sanfona). Os imigrantes, na sua grande maioria gente pobre e com um fado difícil, transmitiram nostalgia e um ar melancólico para as músicas. Talvez por isso os portugueses se identifiquem tanto com o tango.

Hoje, o tango é vivido com enorme paixão pelos seus praticantes, mas é antes de tudo um bilhete de identidade da alma portenha, algo que está inerente e que se respira em cada ruela da sua cidade berço, Buenos Aires.

Samba


Dança popular e gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado. Como gênero musical urbano, o Samba nasceu e desenvolveu-se no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Em sua origem uma forma de dança, acompanhada de pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, foi divulgado pelos negros que migraram da Bahia na segunda metade do século XIX e instalaram-se nos bairros cariocas da Saúde e da Gamboa. A dança incorporou outros gêneros cultivados na cidade, como Polca, Maxixe, Lundu, Xote etc., e originou o samba carioca urbano e carnavalesco. Surgiu nessa época o Partido Alto, expressão coloquial que designava alta qualidade e conhecimento especial, cultivado apenas por antigos conhecedores das formas antigas do samba.

A partir de meados da década de 1940 e ao longo da década de 1950, o samba sofreu nova influência de ritmos latinos e americanos: surgiu o Samba de Gafieira, mais propriamente uma forma de tocar -- geralmente instrumental, influenciada pelas orquestras americanas, adequada para danças aos pares praticadas em salões públicos, gafieiras e cabarés -- do que um novo gênero. Em meados da década de 1950, os músicos dessas orquestras profissionais incorporaram elementos da música americana e criaram o Sambalanço. O partido alto ressurgiu entre os compositores das escolas de samba dos morros cariocas, já não mais ligado à dança, mas sob a forma de improvisações cantadas feitas individualmente, alternadas com estribilhos conhecidos cantados pela assistência. Destacaram-se os compositores João de Barro, Dorival Caymmi, Lúcio Alves, Ataulfo Alves, Herivelto Martins, Wilson Batista e Geraldo Pereira.

Com a Bossa Nova, que surgiu no final da década de 1950, o samba afastou-se ainda mais de suas raízes populares. A influência do Jazz aprofundou-se e foram incorporadas técnicas musicais eruditas. O movimento, que nasceu na zona sul do Rio de Janeiro, modificou a acentuação rítmica original e inaugurou um estilo diferente de cantar, intimista e suave. A partir de um festival no Carnegie Hall de Nova York, em 1962, a bossa nova alcançou sucesso mundial. O retorno à batida tradicional do samba ocorreu no final da década de 1960 e ao longo da década de 1970 e foi brilhantemente defendido por Chico Buarque de Holanda, Billy Blanco e Paulinho da Viola e pelos veteranos Zé Kéti, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e Martinho da Vila.

Na década de 1980, o Samba consolidou sua posição no mercado fonográfico e compositores urbanos da nova geração ousaram novas combinações, como o paulista Itamar Assunção, que incorporou a batida do Samba ao Funk e ao Reggae em seu trabalho de cunho experimental. O Pagode, que apresenta características do Choro e um andamento de fácil execução para os dançarinos, encheu os salões e tornou-se um fenômeno comercial aproximadamente no ano de 1990.

http://cialaizsena.blogspot.com/2007/10/histria-da-dana.html